Especial – Six-wheeler

Para o meu amigo Diego “Jamaica” que tentou fazer pegadinha comigo no Facebook, um especial (bem resumido) mostrando os carros de seis rodas na Fórmula 1.

Na primeira foto, Patrick Depailler e Ronnie Peterson com seus Tyrrell P34 no GP do Brasil de 1977 em Interlagos. Essa não foi a primeira versão do P34, que foi lançado no ano anterior, mas eu resolvi colocar uma foto dela, porque eu acho que o conjunto todo da carenagem é mais harmonioso. De fato, o P34 foi o único carro de seis rodas a disputar grandes prêmios, e inclusive venceu uma corrida, o GP da Suécia de 1976, com Jody Scheckter ao volante

Na segunda, o March 2-4-0, que foi a tentativa da March de fazer um carro de seis rodas, desta vez colocando quatro atrás – mais detalhes sobre esse projeto aqui.

As duas últimas são dos projetos da Williams, o FW07D e o FW08B, que poderiam ter sido os mais bem sucedidos de todos porque vinham simplesmente pulverizando os tempos das pistas em que foram testados, mas a FISA baixou uma regra proibindo carros com mais de quatro rodas na categoria, fazendo com o FW08B fosse o último carro de seis rodas da história da Fórmula 1.

Interessante notar que os modelos da Williams além de terem um sistema de quatro rodas motrizes, também tinham efeito solo. Dá para entender porque a FISA resolveu acabar com a festa…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s