50’s – Bandeirantes

Muito antes de a Fittipaldi aparecer no cenário automobilístico mundial, pode se dizer que o Brasil teve uma equipe na Fórmula 1. A Escuderia Bandeirantes foi criada por Chico Landi (esse merece um Grandes Mestres) em 1952, pouco depois de a lenda deixar a equipe oficial da Maserati. Lógico, que a Bandeirantes não era uma construtora, como viria a ser a Fittipaldi, era uma equipe privada, que corria com carros da mesma Maserati, que Landi havia defendido por vários anos. Além do Chico, a equipe contava com Gino Bianco (outro que também merece um Grandes Mestres), o uruguaio Heitel Cantoni e o Argentino Alberto Crespo, que disputaram uma prova cada um pela equipe. Os carros eram pintados de amarelo com as rodas verdes, que era a pintura que a Federação designou para os carros brasileiro, pelo sistema de cores nacionais, em vigor na época.

A aventura de Landi foi curta, disputaram apenas quatro Grandes Prêmios, mas, de certa forma, abriu caminho para que anos mais tarde, os irmãos Fittipaldi realizassem o sonho de uma equipe 100% brasileira na Fórmula 1.

Na foto, Chico Landi a bordo da Maserati da Escuderia Bandeirantes, no GP da Itália de 1952, em Monza.

15 comentários sobre “50’s – Bandeirantes

    • Eu vou começar uma faculdade de História ano que vem, e já tenho em mente que meu TCC vai ser sobre a influência do automobilismo na sociedade, coisa desse tipo. E vou dar um jeito de encaixar essas histórias no meio (altos delírios meus… hehehe).

  1. Rafael gostaria de saber como era essa pintura verde das rodas do carros da equipe Bandeirantes. Estou modificando um modelo de maserati e preciso ter idéia de como era a cor dessas rodas. No caso, o verde era a cor dos aros correto? O pneu era o tipo convencional de cor negra?

  2. Pela informação que eu tenho era isso mesmo: aros verdes e os pneus eram convencionais. Não posso te dar 100% de certeza, porque eu nunca consegui achar fotos coloridas desse carro.

  3. Cara, pelo que parece, o amarelo é aquele alí mesmo. Eu acho que você pode usar como referência essa foto dos carros da equipe que a Vemag mantinha nos campeonatos nacionais da década de 60, porque, se não me engano, as cores são bem próximas das que eram as cores da FIA do automobilismo brasileiro.
    Vou tentar descobrir mais e, se conseguir, te falo!

Deixe uma resposta

