Malásia 2014

A segunda etapa da temporada de 2014 da Fórmula 1, disputada na Malásia no último final de semana, trouxe a confirmação da supremacia da Mercedes, a reação da Red Bull, e algumas polêmicas.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg não tomaram conhecimento da concorrência e fizeram a primeira dobradinha do ano, com ampla vantagem para o terceiro colocado, Sebastian Vettel, da Red Bull. Hamilton chega à sua vigésima terceira vitória, e se iguala ao tricampeão Nélson Piquet.

20143301047629_481472883_II

Hamilton chega à 23ª vitória na carreira

A corrida, ao contrário do treino classificatório, começou com tempo seco, e logo de cara alguns carros já tiveram problemas, como o Force India de Sergio Pérez, e o Red Bull de Daniel Ricciardo.  Logo na largada Hamilton e Rosberg pularam na frente enquanto Vettel perdia posições. Ricciardo, Alonso, Hülkenberg, Räikkönen, Magnussen e Button vinham logo em sequência.

A corrida foi marcada por acidentes logo no início, com Magnussen e Räikkönen se tocando, e Maldonado e Bianchi também. O acidente entre os pilotos da Lotus e Marussia foi investigado e Bianchi, culpado, foi punido com um stop & go. Maldonado, no entanto, não conseguiu ir muito longe, com seu Lotus mais uma vez apresentando problemas.

20143301044907_481461169_II

A largada

Felipe Massa vinha bem na prova, conquistando posições enquanto era seguido de perto por seu companheiro Bottas.  Enquanto na frente Vettel recuperava o terceiro posto e Rosberg esboçava um ataque sobre seu companheiro, que liderava a prova.

Nesse momento começa a primeira rodada de pit stops, onde a maioria dos pilotos opta pelos pneus médios (os mais macios disponíveis), enquanto Räikkönen, que havia caído para o fundo do pelotão depois de seu toque com Magnussen, escolhe os pneus duros, na tentativa de fazer um stint mais longo e recuperar posições.

Embora os ponteiros tenham perdidos suas posições, logo elas são recuperadas e a ordem é reestabelecida, com as Mercedes na ponta e abrindo cada vez mais distância do pelotão. Vettel, Ricciardo, Alonso e Hülkenberg vinham atrás, seguidos de Button, Massa Bottas e Kvyat, que vinha numa luta frenética.

A segunda rodada de pit stops foi aberta por Alonso na volta 28, com pessoal que vinha atrás da Mercedes indo primeiro. Enquanto isso a briga vinha boa no meio, com Kobayashi lutando Grosjean pela 12ª posição. Logo depois os ponteiros pararam, e seguidos pelo pelotão intermediário. Após a segunda rodada, a ordem era praticamente a mesma, à exceção de Hülkenberg, que vinha em quarto, mas não havia parado.

E então começa uma sequência de abandonos: Além de Maldonado, Sutil e Gutiérrez param, deixando a Sauber de fora da prova. A corrida vinha sem mudanças, entediante até, quando na volta 40 começa nova rodada de pit stops (a prova de que a corrida estava realmente chata é o fato de que a maioria das ações dignas de nota aconteceu nos boxes). Ricciardo entra para trocar seus pneus, mas uma roda foi mal colocada o obrigando a parar e os mecânicos puxarem de volta o carro pra a o box da equipe e apertar a roda corretamente. Obviamente isso resulta numa punição, e o australiano foi obrigado a cumprir um stop & go.

201433014511_481478593_II

Lambança da Red Bull no pit stop de Ricciardo

Na frente Hamilton seguia firme e forte rumo à vitória, enquanto, mais atrás, Massa e Bottas vinham na briga e aí entra a maior polêmica do fim de semana. A Williams avisa pelo ao brasileiro que seu companheiro está mais rápido, o mesmo “faster than you” de 2010 na Ferrari. Mas dessa vez Felipe ignora a ordem e não cede a posição ao finlandês.

No fim, Alonso supera Hülkenberg, e a ordem é mantida até a bandeirada, com Hamilton conseguindo sua primeira vitória no ano, seguido por Rosberg, e Vettel.

20143301050231_481468747_II

Hamilton cruza em primeiro e confirma o favoritismo da Mercedes

Resultado final do Grande Prêmio da Malásia de 2014:

  1. 44   Lewis Hamilton        ING        Mercedes
  2. 6    Nico Rosberg              ALE        Mercedes
  3. 1    Sebastian Vettel       ALE        Red Bull/Renault
  4. 14   Fernando Alonso    ESP        Ferrari
  5. 27   Nico Hülkenberg     ALE        Force India/Mercedes
  6. 22   Jenson Button          ING        McLaren/Mercedes
  7. 19   Felipe Massa             BRA       Williams/Mercedes
  8. 77   Valtteri Bottas          FIN         Williams/Mercedes
  9. 20   Kevin Magnussen   DIN        McLaren/Mercedes
  10. 26   Daniil Kvyat                RUS       Toro Rosso/Renault
  11. 8    Romain Grosjean     FRA        Lotus/Renault
  12. 7    Kimi Räkkönen          FIN         Ferrari
  13. 10  Kamui Kobayahi        JAP        Caterham/Renault
  14. 9    Marcus Ericsson        SUE        Caterham/Renault
  15. 4    Max Chilton*             ING        Marussia/Ferrari
  16. 3    Daniel Ricciardo*      AUS       Red Bull/Renault
  17. 21   Esteban Gutiérrez*               MEX      Sauber/Ferrari
  18. 99   Adrian Sutil*             ALE        Sauber/Ferrari
  19. 25   Jean-Éric Vergne*  FRA        Toro Rosso/Renault
  20. 17   Jules Bianchi*           FRA        Marussia/Ferrari
  21. 13   Pastor Maldonado*VEN      Lotus/Renault
  22. 11   Sergio Pérez*           MEX      Force India/Mercedes

Volta mais rápida: Lewis Hamilton – 1:43.066 (volta 53)

* Não completaram

2 comentários sobre “Malásia 2014

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s