Espanha 2014

A fase europeia do Mundial de Fórmula 1 começou ontem com o Grande Prêmio da Espanha, e o resultado não foi diferente do que vem sendo nas últimas corridas: Dobradinha da Mercedes, com Hamilton em primeiro e Rosberg em segundo lugar.

O que se viu no Circuit de Catalunya, em Montmeló, arredores de Barcelona, foi um GP espanhol típico, o que significa uma corrida monótona, com poucas ultrapassagens e sem grandes surpresas. Isso se deve às características da pista catalã, que privilegia sempre os carros com o melhor acerto aerodinâmico e faz com que se torne muito difícil de ultrapassar. É exatamente por isso que a pista que é a preferida para os testes de pré-temporada da Fórmula 1 já há muitos anos.

Voltando à corrida, Hamilton e Rosberg pularam na frente e, com cinco voltas já abriam mais de sete segundos para Bottas, o terceiro colocado. Felipe Massa conseguiu uma posição na largada, pulando para a oitava posição. A ordem depois que as luzes vermelhas se apagaram era Hamilton, Rosberg, Bottas, Ricciardo, Grosjean, Räikkönen, Alonso, Massa, Hülkenberg e Gutiérrez. Maldonado se envolveu em (mais) uma confusão, com Marcus Ericsson, e foi (mais uma vez) punido.

20145111559689__UKI6930 copia_II

Largada do GP da Espanha (foto: Grande Prêmio)

Ricciardo e Bottas ensaiaram uma briga pelo terceiro lugar mas, como já disse antes, devido às características da pista de Montmeló, o australiano da Red Bull não conseguia ultrapassar o piloto da Williams. As equipes vinham, praticamente todas, com estratégias de três paradas, e a janela se abriu com Vettel na volta de número 12. Somente a Mercedes, que vem demonstrando, além de tudo, uma enorme capacidade de economizar pneus, ficou na pista por mais tempo. Nesse meio tempo, Rosberg se aproximou do companheiro, reduzindo bastante a vantagem do inglês. Hamilton entrou na volta 21, e consegui responder ao ritmo de corrida de Rosberg, que iria parar mais tarde, numa estratégia de duas paradas. Aproveitando-se do trabalho de boxes, Ricciardo, finalmente, consegue tomar a posição de Bottas.

Um dos poucos momentos interessantes da prova foi quando Räikkönen e Grosjean travaram um pequeno duelo por posições. O finlandês vinha com melhor ritmo mas, na hora de ultrapassar, errou, o que deu ao franco-suíço da Lotus uma sobrevida. Na volta seguinte Räikkönen consegue despachar seu ex-companheiro de equipe, trazendo Alonso junto.

Numa prova onde não se tem grandes emoções em pista, o destaque acaba sendo para as paradas nos boxes. Massa abriu a segunda rodada de pits na volta 38, colocando pneus duros. Os demais pilotos da frente continuaram por um tempo, até quando Vettel entrou na volta 33, seguido depois por Grosjean e Alonso.

Hamilton e Rosberg seguiam firmes na ponta, com o inglês abrindo cerca de 3,5 segundos para seu companheiro. Parou na volta 43 e Rosberg assumiu a liderança temporária da prova. Ricciardo e Bottas foram junto. Rosberg parou duas voltas depois e, com um trabalho não muito bom da Mercedes, perdeu a posição para Hamilton, que conseguia abrir quase 5 segundos de vantagem. Massa, pressionado por Grosjean, parou na volta 47.

Ao final da prova Rosberg esboçou uma reação, diminuindo a diferença e colando em Hamilton. Mas não coseguiu a ultrapassagem e a corrida terminou com mais uma vitória do campeão de 2008. Daniel Ricciardo completou o pódio e Felipe Massa chegou num apagado décimo terceiro lugar.

Pódio do GP da Espanha (foto: Grande Prêmio)

Pódio do GP da Espanha (foto: Grande Prêmio)

Com a vitória, quarta no ano, Hamilton chega à liderança do campeonato, ultrapassando Rosberg. A Mercedes chega à impressionante marca de cinco poles e cinco vitórias nas cinco primeiras corridas da temporada.

Hamilton vence a quarta consecutiva e chega à liderança do campeonato (foto: Grande Prêmio)

Hamilton vence a quarta consecutiva e chega à liderança do campeonato (foto: Grande Prêmio)

 

Sem título

 

Um comentário sobre “Espanha 2014

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s